O Código de Rastreio é uma identificação específica que o produto recebe quando é postado sob registro para a entrega - seja nos Correios ou transportadora de sua escolha.
Isso é uma forma de garantir que o consumidor consiga acompanhar o status do pedido através desse número.
É de extrema importância oferecer o rastreamento do pedido ao cliente, assim você cria uma boa experiência de compra, aumenta a sensação de segurança e diminui a possibilidade de reembolso e chargeback. Além disso, você contribui para a satisfação dele com o recebimento do produto.
O código de rastreio pode ser enviado aos seus clientes através dos seus canais de comunicação ou pela plataforma de forma automatizada.
Existem três formas de inseri-ló na plataforma, confira:
Como inserir o código de rastreio de uma ou múltiplas transações manualmente?
1. Acesse sua conta na plataforma.
2. Clique no menu Relatórios > Transações.
3. Insira o número da transação que deseja adicionar o código de rastreio e faça a busca. Em seguida, clique sobre o botão para ver os detalhes da venda.
4. Clique no botão Rastreio.
5. Ao ser direcionado selecione a transportadora responsável por fazer o envio. Em seguida, insira o código de rastreio correspondente a essa transação e clique em Enviar rastreio.
O código de rastreio ficará salvo na transação correspondente e a Monetizze fará o envio do e-mail com essas informações ao cliente.
Além disso, esse código ficará disponível na área de compras do cliente.
Agora, veja como inserir o código de rastreio de múltiplas transações:
1. Ainda no menu Relatório > Transações, insira no campo Data de início a data em que as transações foram geradas e faça a busca.
2. Clique no botão Inserir múltiplos rastreios.
3. Será exibido todas as transações que estão pendentes, basta selecionar a transportadora responsável pelo envio e, em seguida, inserir o código de rastreio correspondente a cada transação.
4. Clique em Inserir e as informações de rastreio serão salvas.
Um e-mail será enviado com essas informações ao cliente e será exibido também na área de compras.
Como inserir um ou múltiplos códigos de rastreio através da planilha de Excel?
Você pode usar a Importação de arquivo CSV para inserir as informações de rastreio de uma ou várias transações.
Para isso, crie uma planilha em Excel e insira o código da empresa logística, o número da transação e o código de rastreio, separados por vírgula, como no exemplo:
1,123456,RA123456789BR
Obs: ao invés de inserir o nome da empresa logística, insira o número 1 corresponde ao código dos Correios.
Códigos das empresas logísticas:
- Correios > 1
- Jadlog > 2
- Total Express >3
Siga os passos e veja como fazer:
1. Acesse a sua conta na plataforma e clique no menu Vendas > Rastreio.
2. Em seguida, vá na opção Importação de arquivo CSV. Clique no botão Escolher arquivo depois, clique em Processar para que as informações sejam salvas.
Os demais códigos de rastreios ficarão salvos nas transações correspondentes na plataforma e a Monetizze fará o envio do e-mail com as informações ao cliente, além de exibir na área de compras.
Como inserir o código de rastreio na plataforma via API?
Você pode fazer a integração do sistema das empresas logísticas com a plataforma. Assim, os códigos de rastreio serão inseridos de forma automatizada.
Para realizar essa integração, acesse a documentação da API e confira tudo que é necessário para realizar esse processo.
Saiba mais informações sobre a importância do código de rastreio, clicando aqui.