O Relatório de Vendas da Monetizze tem o objetivo de exibir todos os detalhes das suas vendas, desde as tentativas de compra até as vendas finalizadas.
Porém, reformulamos esse relatório para que você consiga visualizar de forma conjunta, todas as tentativas de compras e as vendas finalizadas de cada cliente, de acordo com o produto.
Para entender melhor como funcionará esse novo Relatório de vendas, assista ao vídeo abaixo:
Com o agrupamento de informações, você consegue identificar os pontos de melhoria para o seu negócio, além de medir com precisão a taxa de conversão dos seus produtos.
Para acessar o Relatório de Vendas, siga as instruções:
1. Acesse a sua conta na plataforma através do link: app.monetizze.com.br/login
2. Clique no menu Vendas > Relatório.
3. Ao ser direcionado para a tela do Relatório, você deverá preencher os campos de acordo com o que deseja buscar.
Não é necessário preencher todos os campos, pois com apenas algumas informações você já terá o resultado da pesquisa. Os campos disponíveis para realizar a busca são:
- Transação: número da transação, podendo buscar por uma transação ou mais transações separadas por vírgula;
- Produto: nome do produto, podendo buscar por determinado produto ou por todos os seus produtos;
- Status: status da venda, podendo buscar por um ou por todos os status (Aguardando pagamento, Bloqueada, Cancelada, Completa, Devolvida, Finalizada, Chargeback, Boleto vencido);
- Forma de pagamento: escolha qual a forma de pagamento (cartão de crédito, boleto, grátis)
- Afiliado: busque pelo Afiliado que realizou a venda;
- Origem da venda: escolha se a origem da venda foi pelo checkout ou pelo Televendas.
- Data do pedido: insira a data que o cliente realizou a compra;
- Data finalizada: insira a data em que a compra foi compensada.
- Comprador: insira o nome do cliente;
- CPF/CNPJ: insira o CPF ou CNPJ do cliente.
Ao realizar a busca, serão exibidas as vendas. Os clientes que tiverem feito mais de uma tentativa de compra (tentativa de compra ou compra realizada), aparecerão de forma agrupada, sinalizadas pelo número das tentativas.
4. Para visualizar os detalhes das compras, clique sobre o botão de mais localizado ao lado esquerdo do número de tentativas e você terá acesso a todas as informações do cliente.
Ainda é possível ver as transações de forma separada?
Fizemos essas reformulações no Relatório de vendas, porém caso você deseje visualizar as vendas por transação, como era feito no antigo relatório, basta seguir os passos abaixo:
1. Após acessar a sua conta na plataforma, clique no menu Relatório > Transações.
2. Lá você terá acesso ao antigo relatório de vendas, podendo utilizar os filtros para realizar a busca.
Assim você terá acesso às informações das suas vendas de forma separada.
Confira os possíveis status das transações
Uma transação pode passar por diferentes status. Sendo assim, é importante que você entenda o significado de cada um deles. Veja:
Aguardando pagamento
Quando uma transação está “Aguardando pagamento”, significa que um boleto já foi gerado, mas ainda não foi pago. Sendo assim, a plataforma aguarda o pagamento para identificar como uma venda, de fato.
Bloqueada
As vendas bloqueadas não são aplicadas atualmente. Se tratava de um bloqueio de uma ferramenta que a Monetizze usava anteriormente. Por isso, lá ficam localizadas as transações antigas, para que o histórico ainda fique disponível aos produtores.
Cancelada
No status “Cancelada”, ficam todas as transações não finalizadas na sua página de vendas. Isso pode ocorrer por vários motivos:
- Quando uma pessoa tenta realizar o pagamento do seu produto, via cartão de crédito e o saldo é insuficiente;
- Quando o cartão de crédito é inválido ou não aceita a compra por algum motivo;
- Quando a pessoa digita algum dado do cartão incorretamente;
- Quando a pessoa gera um boleto e ele vence sem que o pagamento seja realizado;
- Quando aquela venda é analisada pelo Gerenciamento de Risco e é inválida.
Porém, em todos esses motivos, o mesmo usuário pode ter tentado comprar mais de uma vez e não conseguir finalizar a compra. Sendo assim, todas as transações geradas, por esse mesmo usuário, são sinalizadas como “Canceladas”. Exemplo:
No novo relatório de vendas, essas informações ficam específicas no agrupamento das transações de um mesmo cliente.
Para saber o motivo de cada compra “Cancelada”, é só clicar nos detalhes da transação. Veja:
Completa
Se trata de uma compra que já foi processada pela plataforma e as comissões sobre o produto já foram devidamente distribuídas. Tanto para o produtor, quanto ao afiliado daquele produto – caso tenha algum.
Devolvida
Aqui, ficam as vendas que foram estornadas pela autorização do produtor ou foi realizado o Chargeback. Em ambos os casos, a comissão é retirada do afiliado.
Finalizada
Neste status se localizam as compras que já foram devidamente processadas pela plataforma.
Boleto vencido
Como o nome já diz, neste status ficam todas as transações nas quais os boletos não foram pagos. Porém, essas transações também podem ser encontradas no status “Canceladas”. Mas, lembrando que lá é um relatório geral. Sendo assim, sempre que quiser ver as transações específicas de boletos vencidos, esse status pode te ajudar melhor.
Se tiver ficado alguma dúvida, estaremos a disposição para esclarecê-las. Para isso, clique aqui.