O checkout é a página de pagamento do seu produto. Ela é o destino final da jornada de compra online do cliente, onde ele realizará o pagamento pelo produto.
Por isso, assim como em outras etapas da jornada do cliente, você precisa se atentar sobre as informações que serão inseridas no checkout.
Separamos algumas dicas fundamentais para você utilizar em seu checkout e assim, gerar ainda mais conversões. São elas:
Informações essenciais
-
Visual atrativo
Na Monetizze, você possui diferentes modelos de layouts para o checkout, tanto em desktop quanto para mobile. E ao escolher o modelo desejado, você pode personalizá-lo como desejar.
Mas lembre-se que o visual precisa ser pensado de acordo com o perfil do seu produto e do seu cliente.
-
Identidade visual
O checkout precisa ter a mesma identidade visual da página de vendas. Assim, o cliente continuará familiarizado com toda a jornada de compra.
-
Dados de informações
Pense em quais serão os campos que o cliente deverá preencher. Coloque apenas os campos que são necessários, assim o cliente ficará menos tempo preenchendo os dados do pagamento e também, evita que ele se confunda com tantas informações solicitadas.
Por exemplo, se for um produto físico você precisa inserir os campos de endereço. Porém, em caso de produtos digitais, não há essa necessidade, podendo ser descartado esses campos.
Exemplo para produtos físicos:
Exemplo para produtos digitais:
Ferramentas
-
Plugins
Você pode utilizar plugins em seu checkout como gatilhos mentais no cliente, como exemplo:
- Contador: você pode utilizá-lo para causar o senso de urgência, assim o cliente terá a sensação de que o produto está acabando ou que em poucas horas o desconto irá finalizar. Na Monetizze, ele é totalmente personalizável, podem alterar as cores, o texto e o tempo que desejar.
- Notificações: são mensagens que aparecem para o cliente com informações de que “X pessoas acabaram de comprar o produto ou que “ O João comprou este produto”. Existem algumas opções de frases que você pode escolher para serem exibidas.
- Pop up de desconto: configure cupom de desconto para quando o cliente clicar em voltar ou mover o mouse para fora da tela de checkout. Essa configuração pode ser feita tanto para pagamentos por cartão de crédito ou por boleto.
-
Pixel do Facebook
Inserir o pixel do Facebook te ajuda a identificar o comportamento externo dos clientes vindos dessa rede. Assim você consegue ter mais dados sobre a sua campanha, quem está chegando até o checkout e se de fato está dando resultado.
-
Google Analytics
Assim como o pixel do Facebook, o Google Analytics irá fornecer informações importantes do comportamento do cliente, como quanto tempo a pessoa fica dentro da página, os horários de acesso, se é por mobile ou por desktop, as regiões e muito mais.
-
Order Bump
O Order Bump é a ferramenta que te permite aumentar o ticket médio.
Com ele você oferece ao cliente mais de um dos seus produtos ainda na página de checkout. Assim, quando ele for cadastrar os dados para o pagamento será exibido a ele a oferta para adquirir mais um produto, sendo necessário apenas um clique para adicioná-lo ao carrinho e seja finalizado ainda nesta página de pagamentos.
Você pode personalizar colocando uma mensagem bem chamativa que vai atrair o olhar do cliente para os produtos em Order Bump.
-
Frete
Em caso de produtos físicos, você tem a opção de configurar até 4 opções diferentes de fretes. Essa escolha pode ser feita de acordo com tipo da sua estratégia.
Para configurar passo a passo do seu checkout é só clicar aqui.
Depois de configurar todas essas opções em seu checkout, você ainda pode criar um Teste A/B para identificar qual checkout está desempenhando melhor. Para saber como fazer este Teste A/B clique aqui.