O produto rascunho é a opção onde você poderá ir salvando as informações do seu produto, antes de disponibilizá-lo para a revisão. Ou seja, se você ainda não tem todas as informações do seu produto, você poderá deixá-lo como Produto rascunho até que tenha tudo completo.
Outra forma de usar essa opção, é para situações onde a sua conta na plataforma ainda está em análise. Nesse caso, você pode ir cadastrando como Produto rascunho e depois que a conta for aprovada, você o envia para a revisão.
Assim, o produto será enviado apenas quando estiver completo, diminuindo as chances de retorno por falta de informações.
Mas, se o seu produto estiver completo, cumprindo todos os requisitos e termos de uso necessários para ser disponibilizado na loja da plataforma, não será necessário colocá-lo como Produto Rascunho, bastando enviá-lo direto para a revisão.
Como utilizo a opção de Produto Rascunho?
Vamos a um passo a passo para entender como deixar um Produto Rascunho:
- Acesse a sua conta na plataforma através do link: monetizze.com.br/login
- Na tela inicial clique no menu Produtos > Novo Produto.
- Ao ser exibida a tela do cadastro de Produto, a primeira aba para ser preenchida é a Dados Cadastrais.
Na opção Rascunho marque como SIM, para ir cadastrando as informações do produto. Em seguida, preencha os campos:
- Nome do produto: insira o nome pelo qual seu produto será identificado na plataforma.
- Descrição: informe os detalhes à respeito do seu produto. Essa descrição ficará disponível para o comprador no checkout (página de pagamento) do produto.
- Na próxima aba, selecione:
- Formato: o formato do seu produto.
- Categoria: onde ele será localizado nos mecanismos de buscas da plataforma, como no menu Loja, por exemplo.
Obs: se o seu produto for em formato de área de membros, os próximos passos serão diferentes, por isso clique aqui para saber mais.
- Na aba Cobrança, você deve marcar qual será o tipo de cobrança, podendo ser Única quando a compra é processada no sistema somente uma única vez ou Recorrente quando a compra tem uma periodicidade (semanal, mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual) de cobrança.
Depois, informe o Tipo de precificação podendo ser “Preço único” quando o produto não possui variação de preço ou “Planos” para quando há opções diferentes de preço.
Importante lembrar que esta opção não serve para diferenciar produtos, mas sim para diferenciar pacotes de um mesmo produto que terá valores diferentes. Além disso, cada plano terá seu próprio link de checkout ao qual deve ser inserido nos botões de compra.
E por último nessa aba, informe qual será o valor do produto.
- Na aba Disponibilidade você irá ativar ou desativar o checkout (página de pagamento) do seu produto. Geralmente essa opção é utilizada quando é necessário retirar o produto de venda temporariamente do ar ou por tempo indeterminado.
Além disso, defina a quantidade máxima de produtos que o comprador poderá adquirir em uma mesma compra.
- A próxima aba é para configurar as formas de contato e a garantia do produto.
- E-mail suporte: informe o endereço de e-mail ao qual você atenderá seus compradores, seja para esclarecer dúvidas do conteúdo ou solicitações de reembolso fora da garantia. Caso não insira um e-mail neste campo, o sistema irá identificar automaticamente o e-mail utilizado em seu cadastro de conta como e-mail de suporte.
- Tempo de garantia: todos os produtos devem ter um período de garantia, sendo obrigatório de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o prazo mínimo de 7 dias, a contar após a data em que o produto foi recebido. Porém, caso deseje, você pode estender este prazo.
Lembrando que este prazo precisa estar alinhado com o prazo informado na página de vendas.
Selecione o selo: será exibido algumas opções de selos de garantia para você baixar e inseri-lo em sua página de vendas.
- A aba URL’s Personalizadas é onde você irá adicionar no mínimo um botão de compra em seu checkout. Tendo as opções:
- URL da página de vendas: insira a URL de sua página de vendas. Lembrando que o domínio cadastrado como página de vendas deve ser de sua titularidade.
- URL da página de Obrigado e Página de Obrigado Para Boletos: essas são as páginas para onde o comprador será redirecionado após ter efetuado a compra.
Obs: a opção de diferenciar a página de obrigado e a página de obrigado para boletos é para que você possa personalizar esta segunda página para compradores que geraram a compra através de boletos bancários.
Caso você deseje utilizar uma página própria, deverá inserir a URL da sua página neste campo. Do contrário, basta deixar o campo vazio que o sistema da Monetizze irá aplicar a página de obrigado padrão.
- URL da página de obrigado para compras em aprovação: essa página de obrigado somente será mostrada para as compras realizadas por cartão de crédito que forem consideradas suspeitas, podendo levar algumas horas para liberar ou cancelar a compra.
- Agora é o momento de inserir as fotos que irá representar o produto para seu comprador e para os afiliados.
Para fazer o upload correto das fotos, siga as orientações abaixo:
- Insira no máximo 8 fotos;
- Use fotos com 200px por 200px;
- O tamanho máximo por arquivo é de 500kb;
- Os tipos de arquivos aceitos são JPG e PNG.
Basta arrastar as imagens para este campo ou clicar sobre ele para selecioná-las.
- O próximo campo é para realizar o upload dos arquivos relacionados ao produto. Os arquivos aqui anexados, serão os materiais entregues ao comprador.
Para fazer o upload correto das fotos, siga as orientações abaixo:
- Insira no máximo 50 arquivos;
- O tamanho máximo por arquivo é de 100MB;
- Os tipos de arquivos aceitos são (Os arquivos aceitos são; PDF, ZIP, RAR, MP3, MP4;
- Imagens (JPG,PDF,JPEG,PNG);
Basta arrastar os arquivos para este campo ou clicar sobre ele para selecioná-los.
- A última aba é para que você insira documentos como vigilância sanitária, direitos autorais, registro na biblioteca publica e etc.
Para fazer o upload correto das fotos, siga as orientações abaixo:
- Insira no máximo 15 arquivos;
- O tamanho máximo por arquivo é de 100MB;
- Os tipos de arquivos aceitos são (Os arquivos aceitos são; PDF, ZIP, RAR, MP3, MP4)
- Imagens (JPG,PDF,JPEG,PNG;
Basta arrastar os arquivos para este campo ou clicar sobre ele para selecioná-los.
12. Leia atentamente os nossos Termos de uso, marque a caixa confirmando que você aceita os nossos termos de uso e, em seguida, clique em Salvar como rascunho.
Quando você revisar todas as informações do produto e estiver pronto para enviá-lo para análise, basta voltar no ínicio desta tela e selecionar o botão Rascunho marcando-o como Não.
Depois, é só rolar a página até o final e clicar sobre o botão Salvar e enviar para análise.
Pronto! Agora é só aguardar :)
Importante
- Sempre que for modificar alguma informação nos campos do produto enquanto ele ainda estiver como rascunho, é necessário clicar no botão Salvar rascunho, para que as atualizações sejam salvas.
- Não é permitido enviar o produto para análise, sem que a conta na plataforma esteja aprovada. Para saber como cadastrar a sua conta clique aqui.
- Quando o Produto rascunho for aprovado e passar a ter o status de Produto ativo, você só poderá editá-lo novamente enquanto não houver venda realizada, sendo editável em seus principais campos, tais como: preço, descrição, categoria, etc. Porém, se o produto rascunho for aprovado na análise, com pelo menos uma venda realizada, não será permitido editar o produto.