Neste artigo, você vai aprender a configurar do zero as informações do seu Checkout, que é a página de pagamento do seu produto.
Veja como acessar o seu Checkout para configurá-lo:
1 - Acesse a sua conta na Monetizze através do link: app.monetizze.com.br/login
2 - Na tela inicial, clique no menu Produtos > Meus Produtos.
Lá, você terá acesso a todos os produtos cadastrados por você, podendo administrá-los ou mesmo criar novos.
3 - Selecione o produto que deseja configurar para que seja exibido as informações.
4 - Depois, clique na aba lateral Checkout e clique sobre o checkout que deseja configurar.
Dentro desta nova aba, você terá acesso a todos os campos que podem ser preenchidos para deixar o seu Checkout mais completo e atrativo.
Lembrando que você pode criar mais de um checkout para o mesmo produto caso deseje.
Agora, vamos aprender a configurar cada detalhe do seu checkout. Para facilitar as informações ficam separadas por campos, sendo eles:
Dados Gerais
Nesta aba, você terá o link da URL do seu checkout, ao qual deve ser inserida no botão de compras da sua página de vendas.
No campo Descrição você precisa definir um nome, podendo ser apenas checkout ou o que você preferir. Abaixo você terá a sua URL que mudará de acordo com a descrição informada acima.
Dados Checkout
Defina todos os dados que serão solicitados ao cliente no ato da compra, além de inserir as informações que ficam descritas no boleto/fatura. Vejamos quais são:
- Descrição da fatura: informe o nome do produto para que seja de fácil entendimento ao cliente.
- Dias vec. boleto: defina o prazo para que o boleto expire.
Os próximos três campos são de solicitação de dados ao cliente. Eles são opcionais, porém, orientamos que os use para que as vendas sejam feitas com uma maior segurança Isso porque, caso seja necessário alguma análise da transação, teremos mais informações sobre os dados do comprador.
- Solicitar CPF/CNPJ: defina se o cliente precisa ou não informar o dado CPF.
- Solicitar telefone: defina se o cliente precisa ou não informar o dado telefone.
- Solicitar endereço: defina se o cliente precisa ou não informar o dado endereço.
- JIVOCHAT/ Chat Zopim/ Tawk.to: insira o o script ou o código fornecido pela ferramenta das suas integrações com chats, caso tenha.
Google/Facebook
O próximo passo é cadastrar os códigos de rastreamento que são os responsáveis por lhe permitir acompanhar a quantidade de tráfego que é direcionado ao seu Checkout. Para isso você pode usar dois tipos de rastreamentos:
- Google Analytics: se você possui conta no Google Analytics, você deve inserir o ID de Acompanhamento. Caso ainda não trabalhe com esta ferramenta, sugerimos que crie uma conta para ter as informações completas do comportamento do seu cliente na internet.
- Pixel do Facebook: caso possua algum anúncio ou campanha ativa no Facebook, ative a opção e insira o pixel. Um ponto importante é a opção de executar o pixel no boleto, que você pode ativar ou não, para as compras realizadas neste modelo de pagamento.
Sugerimos que você sempre crie o pixel de conversão para avaliar os resultados de anúncios pagos no Facebook. Caso não trabalhe com esta ferramenta, não é necessário preencher este campo.
Order Bump
O Order Bump é a ferramenta que te permite aumentar o seu ticket médio.
Isso é feito oferecendo ao cliente um novo produto complementar ao primeiro, ainda na página de checkout. Assim, o cliente faz uma compra de mais de um produto, sem precisar inserir todos os dados novamente.
Se não desejar cadastrar o Order Bump, basta manter a opção marcada como Não.
Mas, se desejar inserir as informações do seu Order Bump, será necessário colocar um texto chamativo para oferecer este segundo produto, podendo ele ser escrito como quiser.
E, em seguida, informe o nome do produto que será oferecido.
Plugins
Há três Plugins que você pode pode utilizar em seu checkout como forma de convencer o cliente a compras, sendo eles:
1 - Contador Checkout: utilizado como um gatilho mental de urgência, ele causa no consumidor a sensação de que o produto está acabando ou que em poucas horas o desconto irá acabar.
Você pode personalizá-lo de acordo com o que encaixa melhor no seu negócio. Usando diferentes cores, o texto com a sua linguagem e definindo o tempo que desejar.
Mas, caso não queira utilizar desta ferramenta em seu checkout é só manter marcado como Não.
Ficando desta forma em seu checkout:
2 - Notificações no Checkout: com ele você pode usar as provas sociais, ou seja, mostrar que existem pessoas reais que já adquiriram o seu produto.
Para isso, é só selecionar a opção que mais se adequa ao seu negócio e, em seguida, estipular um valor mínimo para que as notificações possam ser disparadas.
No seu checkout ficaria da seguinte forma:
Caso não deseje utilizar esta opção, basta mantê-la marcada como Não.
3 - Popup de desconto: configure uma tela que ficará disponível em seu checkout com um cupom de desconto para a compra. Além disso, você pode definir se o cliente terá a opção de usar este desconto através do pagamento por boleto.
Caso não deseje utilizar esta opção, basta mantê-la marcada como Não.
Layout Desktop
O próximo campo é referente ao Layout Desktop, onde você configura como será mostrado a tela para o comprador. Nela, há três seções que precisam ser configuradas, sendo elas:
1 - Template: escolha o layout de acordo com as suas preferências e que melhor se encaixa com o formato do seu produto.
2 - Pagamento: selecione os tipos de pagamentos aceitos, sendo eles cartão de crédito e/ou boleto, e escolha como eles serão apresentados.
3 - Imagens: anexe as imagens de acordo com o layout selecionado na etapa 1 do Layout Desktop.
Layout Mobile
Além da versão desktop, você também poderá configurar como quiser a versão mobile do seu checkout. Não sendo necessário que ele seja exatamente igual ao do desktop. Ele é composto pelas mesmas etapas do Layout Mobile.
Frete
Este será o campo para configurar o Frete do seu produto, caso ele seja físico.
Configurando o frete, você já configura o tipo de envio que será feito ou caso não deseje usar esta opção, basta mantê-la marcada como Não.
Você terá quatro tipos de envio do produto, sendo eles:
1 - Frete via Correios: configure as informações do seu produto.
2 - Frete por Valor Fixo: defina um valor padrão para a entrega. Ela é bem utilizada quando ocorre problemas com os serviços dos Correios ou Intelipost. Assim, você não precisa interromper as suas vendas.
3 - Intelipost: configure as informações do seu produto:
4 - Frete embutido no valor do produto: determine o valor que será colocado junto ao preço do produto. Assim a pessoa já irá visualizar o frete embutido no preço total da compra.
Utilizando todos estes campos, você pode deixar o seu checkout mais personalizado de acordo com o seu produto e assim vai convencer ainda mais clientes a comprar o seu produto.